MyTPD Tobacco Tracking Solution - Tobacco Track & Trace
O que é o MyTPD - Tobacco Tracking Solutions? | ||
A solução MyTPD é um portal que permite a um operador económico que comercializa produtos de tabaco, gerir a sua relação com as entidades oficiais, no âmbito do artigo 15 da Diretiva Comunitária para a Rastreabilidade de Produtos de Tabaco (Tobacco Products Directive - TPD), de 3 de Abril de 2014.
Com a solução MyTPD, ajudamos a gerir seu relacionamento com os órgãos oficiais, garantindo o cumprimento da legislação, que estabelece a estrutura para o rastreamento de movimentos (Track & Trace) de produtos do tabaco no mercado da União Europeia.
A ABS Informática desenvolveu a solução MyTPD em conformidade com a legislação da UE para o TPD. Nós o ajudamos a garantir total conformidade, qualquer que seja sua função na Indústria do Tabaco. |
||
Em que consiste a Rastreabilidade do Tabaco? | ||
A União Europeia determinou que, à partir de 20 de maio de 2019, todas as operações de Fabrico, Embalamento e Movimentação de artigos "Cigarros" e "Tabaco picado", realizadas até ao primeiro estabelecimento retalhista, devem ser registadas e armazenadas num repositório de dados centralizado a nível europeu.
A União Europeia determinou ainda que, à partir de 20 de maio de 2024, o sistema de Rastreabilidade do Tabaco, previsto no Regulamento de Execução (UE) 2028/574 da Comissão Europeia, passa a ser aplicável, para além dos cigarros e do tabaco de enrolar, a todos os produtos do tabaco, nomeadamente cigarrilhas, tabaco aquecido, charutos, etc. Para o efeito, todos os produtos de tabaco elegiveis devem possuir um Identificador Único (IU), que deve ser marcado na embalagem no momento do fabrico ou importação.
Nota: Cada operador económico e estabelecimento retalhista tem que ter um ID (código de identificação), que constará nos registos de rastreabilidade, para correta identificação do mesmo. No caso de um operador económico ter várias instalações/localizações (fábricas ou armazéns), cada localização tem que ter um ID próprio.
|
||
Para quem é a solução MyTPD? | ||
A Diretiva TPD exige que todos os participantes da cadeia de distribuição implementem medidas de segurança dos produtos do tabaco e um sistema de rastreabilidade dos produtos do tabaco para garantir a conformidade em todas as fases, sejam eles distribuidores, grossistas, varejistas, vending machines, e fornecedores de serviços de logística e transporte.
|
||
O que precisa de saber? | ||
Operador Económico
Qualquer entidade que esteja envolvida no Comércio de Produtos do Tabaco, desde o Fabricante até ao primeiro Estabelecimento Retalhista (Importador, Fabricante, Distribuidor, Grossista, Retalhistas)
|
Instalação
Qualquer Local, Edifício ou Máquina de Venda Automática em que os Produtos do Tabaco são Fabricados, Armazenados ou colocados no Mercado (inclui primeiro Estabelecimento Retalhista)
|
1º Estabelecimento Retalhista
Instalação onde os Produtos de Tabaco são colocados no Mercado pela primeira vez, incluindo Máquinas de Venda Automática
|
||||
Transbordo
Qualquer Transferência de Produtos do Tabaco de um Veículo para outro durante a qual os Produtos do Tabaco não entram nem saem de uma Instalação
|
Veículo de Entrega
Veículo utilizado para a Entrega de Produtos do Tabaco a Múltiplos Estabelecimentos Retalhistas em quantidades que não tenham sido previamente determinadas antes da entrega
|
Router
Sistema Informático da U.E. ao qual os Operadores Económicos se conectam para enviarem informações recolhidas e a quem compete, distribuir a informação recolhida pelos diferentes Repositórios existentes
|
||||
ID Issuer
Entidade Nomeada por cada Estado-Membro que tem como funções emitir os IDs para os Operadores Económicos respetivos e os IUs para os Produtos de Tabaco fabricados ou importados por esse estado-membro. Para Portugal, foi nomeada a INCM-Imprensa Nacional da Casa da Moeda
|
||||||
Por que escolher a solução MyTPD?
Temos vasto conhecimento na área de soluções para a Rastreabilidade de Produtos do Tabaco - TPD, devido ao nosso know-how e histórico comprovado de várias dezenas de projetos implementados.
Em conformidade com a Diretiva de Produtos do Tabaco (Tobacco Products Directive - TPD), tendo tendo sido testada e validada pelo fornecedor do repositório secundário (Dentsu) e pela INCM, encontrando-se em produção desde 20 de maio de 2019 e atualizada relativamente às especificações técnicas em vigor (Dentsu RLSE 1.4.3).
Solução escalável, fácil de usar, preparada para o futuro, com atualizações, formação e suporte incluído.
Solução que permite integração com os principais ERPs.
Solução 100% compatível com o Regulamento de Execução (UE) 2028/574, que determina a rastreabilidade a todos os produtos de tabaco, nomeadamente cigarros, tabaco de enrolar, cigarrilhas, tabaco aquecido, charutos, etc.
|
|
European Track&Trace Regulations (EU TPD) for the Tobacco Industry |
Clique na imagem para ver maior | |
Designated production plans determine the number of Unique Identifiers. Unique Identifiers are requested from the ID issuer of the destination market a minimum of 48 hours before production starts. | |
These DOT or Data Matrix codes are applied to individual packs. The packs are put into outers; outers are coded with a unique Data Matrix code (requested or auto-generated). Outers to mastercases are also coded with 2D or linear code. Cases to pallets are coded by SSCC. Codes are associated in a parent/child structure. All codes are stored in a private repository and then transferred to a primary repository (one per manufacturer or importer) and to a secondary repository (one for the industry). |
|
Pallets are stored in WH (Factory WH + Market WH). Every event in the warehouse (unpacking, packing, destruction, shipments, returns) is also recorded via scanning and stored in the three repositories mentioned above. Every event generates a EUTPD message that will be validated. Only upon positive acknowledgement can goods be shipped to the next stage. This message contains all the info about the product (unique identifier, hierarchy information), transport info (license plate, customs documentation), and order. These messages need to be sent within a 24-hour timeframe prior to shipment. |
|
And for shipment within 24 hours post-event. Goods are then shipped to distributors. |
|
Invoice and payment information is also sent to the primary and secondary repositories via a separate information flow. |
|
The good's arrival to the distributor has to be recorded via scanning as with any other event. EUTPD messages need to be sent within 24 hours after the goods are received. | |
Processes and functionalities performed by wholesalers are recorded and transmitted to the secondary repository via the router. |
|
The goods are finally shipped to the first retailer outlet, where traceability ends. |
Conheça todas as funcionalidades do MyTPD | |||
Tem dúvidas? |
||||||||||||
Preencha o formulário para entrarmos em contacto consigo |
||||||||||||
Solicite-nos uma reunião
|
||||||||||||
Saiba mais sobre o MyTPD |
||||||||||||
Para que possa compreender melhor todas as potencialidades da solução MyTPD - Tobacco Tracking Solutions, sugerimos que nos solicite uma reunião. Terá a oportunidade de conhecer a solução MyTPD - Tobacco Tracking Solutions, sendo esta a melhor forma de observar as suas potencialidades como aliado na gestão do seu negócio. Seja contactado pela nossa equipa e fique a saber mais sobre as funcionalidades do MyTPD - Tobacco Tracking Solutions. |
||||||||||||